Git Product home page Git Product logo

coluna-digital's Introduction

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso de Ciência da Computação

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS

** EVENTOS TECNOLÓGICOS NO VALE DO PARAÍBA**

Caio Corrêa - RA – N179HH-6

Caio Quincoses Reidt - RA – N177EJ-8

Hadrien Sattelmayer Rohde Mazuco - RA – D33704-1

Mateus Victor Borges Aristides - RA – D39AHI-8

São José dos Campos, 18 de Abril de 2017.

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso de Ciência da Computação

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS

EVENTOS TECNOLÓGICOS NO VALE DO PARAÍBA

Atividades Práticas Supervisionadas do 1º Semestre do Curso de Ciência da Computação da Universidade Paulista – UNIP.

Coordenador: Prof. Fernando A. Gotti

São José dos Campos, 18 de Abril 2017.

AGRADECIMENTOS

RESUMO

No século XXI a humanidade presenciou um evento denominado super-globalização, graças ao alinhamento de milhares de fatores como a computação móvel, o fácil acesso a internet em diversos lugares do mundo, a necessidade do compartilhamento entre outras. A super-globalização possibilitou algo que nunca havia sido notado antes, o compartilhamento em massa, vídeos, fórums, posts em blogs, com certeza em algum lugar tem publicado o que você precisa, o problema surge quando as pessoas por agregar o conhecimento de forma autônoma, esquecem do contato físico, ou até do compartilhamento, ferramenta **essencial **no desenvolvimento. Ciente desse problema, nosso grupo propõe uma divulgação dos eventos tecnológicos em geral no Vale do Paraíba, nos quais incentivam o compartilhamento e o networking.

Obs: Deve ser utilizado apenas um parágrafo.

Palavras-chave: compartilhamento, super-globalização, tecnologia, desenvolvimento, comunidade, resumo.

ABSTRACT

The humankind has never seen anything like what’s happening right now on the Twenty-First century, the super-globalization. A event that was only possible because of many other factors such as fast internet connection, mobile computing and may others. Being connected, sharing and learning has never been easier, the citizens of the world is a term that comes with super-globalization since today’s citizens are not limited by their country’s culture or knowledge, people can learn new things all by themselves in the internet. The only problem is that people tend to have less human contact and are more prone to not knowing their own neighborhood development network. Focusing on that, our team decided to help promoting technology boot camps and meetups in general on “Vale do Paraíba”.

Keywords: sharing, technology, development, abstract.

LISTA DE FIGURAS

*Elemento opcional, *que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item acompanhado do respectivo número da página. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros).

Exemplo:

Figura 1.1 – Componentes de um ambiente BI10

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

Elemento opcional, que consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo.

Exemplo:

BI Business Intelligence

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................


2 REFERENCIAL TEÓRICO ..............................................................................


3 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................


4 CONCLUSÃO.................................................................................................


5 REFERÊNCIAS...............................................................................................


6 ANEXOS........................................................................................................


**7 GLOSSÁRIO.................................................................................................. **

  1. ** INTRODUÇÃO**

Estados Unidos e Japão são países que investem muito no setor tecnológico, não é raro vê-los sendo sede de competições de robôs, feiras de games e inúmeras palestras feitas pelas grandes companhias desenvolvedoras de inovações. Mas não é só isso, eventos dessa natureza não só tem investimentos governamentais como também tem total incentivo da mídia e marketing em geral que os divulgam e os tornam acessíveis a qualquer cidadão que goste. A grande questão que nosso grupo se propôs a debater é: Por que no Brasil não se criou ainda a mesma cultura de interesse pela tecnologia como a que existe nos países do Norte? Para responder essa pergunta foi preciso entender o contexto histórico, social e a linha do tempo desde as primeiras máquinas até os dias atuais da mais alta tecnologia e onde o Brasil se enquadra nesse cenário mundial.

Tecnologia nada mais é do que ferramentas que facilitam e automatizam processos antes mais demorados, caros e difíceis. As primeiras tecnologias aparecem na primeira e segunda revolução industrial, período que também é implantado nos Estados Unidos o modo de produção criado por Henry Ford, o chamado “Fordismo” que já era um passo enorme em direção ao futuro e que já fazia uso de técnicas para automatização de processos com o uso da máquina a vapor o que aumentou em larga escala a produtividade das indústrias da época que antes tinham sua linha de produção formada apenas por funcionários.

Outros dois marcos históricos muito importantes e que ajudaram a impulsionar e alavancar o desenvolvimento de tecnologias foram as duas Grandes Guerras Mundiais. A Primeira Guerra Mundial evoluiu muitos processos e criou muitas inovações em diversos ramos diferentes, entre eles o ramo de mobilidade. Nessa época houve expansão de tecnologias de transportes como trem, automóvel, tanque de guerra até mesmo o avião, que foi inventado pelo brasileiro Santos Dumont. Foi também na Primeira Guerra Mundial que se desenvolveu os meios de comunicação sem fio por rádio se utilizando de ondas eletromagnéticas, a princípio funcionava apenas em pequenas distâncias, mas ao longo dos anos se transformou no que é conhecido e utilizado hoje. A Segunda Guerra Mundial, por sua vez, criou vários outros avanços antes nunca imaginados como é o caso dos primeiros computadores que tinham por função apenas realizar cálculos. Além disso, esse período foi o responsável pelo avanço da comunicação por rádio e telefone, criados na Primeira Guerra Mundial.

A Globalização foi outro período importante onde se integrou, principalmente pela internet, países de todos os cantos do mundo. Essa grande mudança facilitou para os países menos desenvolvidos e que pouco se envolveram nas Guerras Mundiais, o acesso às tecnologias, inovações e informações desenvolvidas anteriormente. Um desses países foi o Brasil, que por estar geograficamente longe dos territórios de guerra, ficou afastado também de grande parte dos avanços que ela trouxe para a humanidade.

O Brasil é, ao contrário do que se pensa, um país com grande potencial tecnológico e industrial, é berço de grandes empresas como, por exemplo, Embraer e Petrobras. A Embraer é uma das empresas mais conceituadas no mundo no ramo de aviação. Todo ano são vendidos milhares de aviões comerciais, executivos, aviões de defesa e segurança, agrícolas e até mesmo aviões de sonda e mapeamento de superfícies. Além da Embraer, a Petrobras é também uma empresa de grande renome e relevância, sendo reconhecida por seus mais avançados procedimentos de retirada de petróleo, pelos seus equipamentos de ponta e suas estratégias de perfuração que até hoje servem de inspiração para as outras empresas multinacionais do mesmo ramo. Nos últimos anos foi descoberto pelos equipamentos da Petrobras o “Pré Sal”, que é uma camada mais profunda no oceano com um tipo petróleo mais leve e de melhor qualidade. Todas as descobertas dessas duas empresas brasileiras contribuem para o avanço da tecnologia e para a criação de novos equipamentos.

Visto todo o cenário mundial e nacional, a resposta que nossa equipe obteve do questionamento inicialmente proposto é que no Brasil ainda não se tem uma cultura de interesse pela tecnologia, pois os eventos existentes não são de conhecimento de todos e não são devidamente propagados. Pensando nessa problemática observamos a região do Vale do Paraíba que conta com grandes empresas como as citadas acima e muitas outras. Conta também com grandes instituições de ensino público ou privado como por exemplo FATEC, UNIFESP, ITA e UNIP que oferece cursos de tecnologia e pesquisa para desenvolvimento e aprimoramento de processos e equipamentos. Observamos também a região do Parque Tecnológico, localizado na cidade de São José dos Campos, que é um dos maiores empreendimentos do Brasil que promove ciência, tecnologia e aproximação do ensino superior com empreendedorismo e inovações. Formado por mais de 20 microempresas, 4 centros de desenvolvimento tecnológico nas áreas de saúde, informação e comunicação, aeronáutica e construção civil; O parque também tem parcerias para amostras de tecnologias estrangeiras com Inglaterra, Canadá, Suécia, Holanda e China.

Outra área que foi pesquisada pelo nosso grupo foi o CTA e seu departamento de ciência e tecnologia aeroespacial que é investido e mantido pelo governo e pela prefeitura de São José dos Campos, com recursos e equipamentos. Dentro do próprio CTA fica uma das mais conceituadas instituições de ensino superior voltado a pesquisa, o ITA e essa instituição é totalmente engajada no departamento de ciência e tecnologia do CTA, que envolve trabalhos com relação a satélites, transmissores de sinais, cálculos e pesquisas astronômicas.

Ambas instituições, CTA e Parque Tecnológico, promovem regularmente eventos e palestras relacionados a tecnologia. O desafio do nosso grupo é criar um site com nossos conhecimentos adquiridos até o momento, que possibilite qualquer tipo de usuário ter acesso a links, fóruns sobre temas pertinentes, calendários de programação dos principais empreendimentos do Vale do Paraíba, organizar excursões para dentro das grandes indústrias para conhecer o processo de fabricação de seus produtos e os equipamentos de alto padrão utilizados para cada finalidade e função específica, e o principal, postar todos os eventos tecnológicos com data, localização e se for necessário a compra de ingressos, indicar o local que deve ser feito a compra. O objetivo da nossa equipe com esse projeto e esse site é de propagar ainda mais o conhecimento, promover cultura e entretenimento, que qualquer cidadão possa se envolver com a cidade que mora, se envolver com as empresas e indústrias que movem a economia da região e acima de tudo, compartilhar conhecimento e tecnologia para o avanço da sociedade brasileira.

  1. ** DESENVOLVIMENTO**

Como já citado na introdução, o objetivo do projeto é criar um site que centralize o máximo possível de informação sobre os eventos tecnológicos da região e possíbilite transmitir estas informações para qualquer pessoa que faça acesso ao site.

O site irá contar com uma página inicial todas as informações dos maiores eventos que estiverem por acontecer. Será dada maior visibilidade para os eventos de maior porte e que estiverem sendo mais aguardados pelo público. A página inicial irá contar com uma área de destaque para as notícias principais, um menu para ajudar os visitantes localizar informações no website e uma lista com outros eventos com menor prioridade de divulgação. Estes eventos com menor prioridade de divulgação serão sempre exibidos de acordo com a sua data prevista.

Quando uma pessoa visitar o site e encontrar um evento no qual esteja interessada, basta ela clicar no anúncio do evento e será redirecionada para uma página contendo todas as informações disponíveis do evento como nome, local, horário e descrição sobre o que ocorrerá no evento.

Caso um dos visitantes da página tiver um evento de tecnologia e busca utilizar o site para divulgá-lo, haverá uma página de contato onde todas as informações deste evento e as informações de contato deverão ser inseridas caso o pedido de divulgação seja autorizado.

Em todas as páginas existirá um menu separando eventos por data, localidade e assunto principal. Esse menu terá função de facilitar a navegação de visitantes pelo site.

  1. ** CONCLUSÃO**

O objetivo do trabalho, que é síntese, divulgar os eventos da região com maior facilidade para aumentar a propagação de informação com relação à tecnologia para os cidadãos da região, solve o problema de falta de divulgação dos eventos de tecnologia da região.

Uma pessoa que acessar o site, que contém todas as informações de eventos centralizadas, irá rapidamente ter a informação de diversos eventos da região e facilitará a propagação de informações sobre os eventos. Porém um dos grandes problemas desta ferramenta é a obtenção de informações para poder gerir a ferramenta.

REFERÊNCIAS

ASSINGER, James. Colunista do jornal World Finance. Disponível em: <http://www.worldfinance.com/inward-investment/americas/latin-america-creates-rival-to-silicon-valley>. Acesso em: 21 de abril de 2017.

KIRK, Chris. Colunista do jornal Slate Magazine. Disponível em: <http://www.slate.com/articles/technology/future_tense/2012/10/next_silicon_valley_map_of_emerging_technology_centers_.html>. Acesso em: 21 de abril de 2017.

Redação do site Canaltech. Disponível em: <https://canaltech.com.br/noticia/eventos/sao-paulo-sedia-primeiro-evento-de-tecnologia-entre-brasil-e-china-91990/>. Acesso em: 21 de abril de 2017.

Redação do site Computerworld. Disponível em:<http://computerworld.com.br/sao-jose-dos-campos-sera-sede-do-primeiro-polo-de-iot-em-seguranca-publica>. Acesso em: 21 de abril de 2017.

Redação do site Meon. Disponível em : <http://www.meon.com.br/noticias/regiao/embraer-escolhe-panasonic-para-solucoes-de-internet-a-bordo>. Acesso em: 21 de abril de 2017.

ANEXOS

Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplo:

ANEXO A - Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração - Grupo de controle I (Temperatura ...)

“Deve apresentar todo o código fonte do projeto desenvolvido”.

GLOSSÁRIO

Elemento opcional, que consiste em uma lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.

Exemplo:

Sincronização - É o ato de estabelecer uma comunicação entre dois equipamentos móveis ou entre um destes e um computador. A sincronização pode ser efetuada a partir do craddle ou por tecnologia wireless.

coluna-digital's People

Contributors

caiobep avatar

Watchers

 avatar  avatar  avatar

Recommend Projects

  • React photo React

    A declarative, efficient, and flexible JavaScript library for building user interfaces.

  • Vue.js photo Vue.js

    🖖 Vue.js is a progressive, incrementally-adoptable JavaScript framework for building UI on the web.

  • Typescript photo Typescript

    TypeScript is a superset of JavaScript that compiles to clean JavaScript output.

  • TensorFlow photo TensorFlow

    An Open Source Machine Learning Framework for Everyone

  • Django photo Django

    The Web framework for perfectionists with deadlines.

  • D3 photo D3

    Bring data to life with SVG, Canvas and HTML. 📊📈🎉

Recommend Topics

  • javascript

    JavaScript (JS) is a lightweight interpreted programming language with first-class functions.

  • web

    Some thing interesting about web. New door for the world.

  • server

    A server is a program made to process requests and deliver data to clients.

  • Machine learning

    Machine learning is a way of modeling and interpreting data that allows a piece of software to respond intelligently.

  • Game

    Some thing interesting about game, make everyone happy.

Recommend Org

  • Facebook photo Facebook

    We are working to build community through open source technology. NB: members must have two-factor auth.

  • Microsoft photo Microsoft

    Open source projects and samples from Microsoft.

  • Google photo Google

    Google ❤️ Open Source for everyone.

  • D3 photo D3

    Data-Driven Documents codes.